XAVIER, Darcy Candiota

Natural de Pelotas (RS), 20 de outubro de 1897 - Pelotas (RS), 12 de maio de 1962, onde fez seus estudos primários e secundários no Ginásio Gonzaga. Filho de Feliciano Ignacio Xavier e Jovelina Candiota Xavier. Formou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1919. Defendeu a tese “Reação de Wassermann no soro de leite humano”, sob a orientação de Luiz Guerra Blessmann e aprovado com distinção. Especializou-se em Cirurgia Geral e fez cursos de aperfeiçoamento na Europa e no Rio de Janeiro, entre os hospitais que frequentou estão: Necker, no serviço de urologia do Professor Legeu, H. Saint Antoine no serviço de proctologia do Professor Bensaude, H. Saint Michel com o Professor e escritor Victor Pauchet, na época a maior experiência em cirurgia gástrica de úlceras e tumores, tendo também acompanhado alguns dos serviços de cirurgia dos maiores nomes da época: Faure, Papin, Broca, Dujarier, Clamart e outros. Foi membro efetivo da Associação Francesa de Cirurgia. Iniciou sua atuação profissional em sua cidade natal, em 1919. Neste mesmo ano ingressou no serviço do Dr. Edmundo Berchon des Essarts. Foi membro Estadual do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Associação Francesa de Cirurgia, e Diretor do serviço de Cirurgia de Mulheres da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. A Academia Sul-Rio-Grandense conferiu-lhe a distinção da cadeira de número 17 e a cidade de Pelotas por decreto da Câmara Municipal de junho de 1969 deu seu nome a uma de suas ruas. Foi casado com Berthilde Vianna Xavier, de cujo matrimônio teve um filho de nome Otoni Vianna Xavier.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.581.

http://academiademedicinars.com.br/cadeiras/darcy-candiota-xavier/

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política