XAVIER, João Feliciano

Natural de Pelotas (RS), 8 de fevereiro de 1903. Filho de José Ignácio da Silva Xavier e Firmiana Rosália Costa. Realizou em Pelotas (RS) os cursos primários e secundários. Diplomou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro, defendendo a tese “Ensaios da Capilaroscopia”. Especializou-se em Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia. Fez viagens de estudos e aperfeiçoamento ao Rio de Janeiro. Foi sócio correspondente da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Atuou como Cirurgião do Serviço de Assistência Pública de Pelotas (RS). Chefiou o corpo médico da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas por vários anos. Foi chefe do Pronto-Socorro Municipal em Pelotas e professor da Faculdade de Odontologia. Também foi médico do Instituto Agronômico do Sul e da Companhia Rio-grandense de Seguros. Foi um dos fundadores e primeiro presidente do Hospital de Clínicas Doutor Francisco Simões. Casou-se com Amélia da Silva Tavares, de cujo matrimônio teve os filhos João Gilberto, Clarice e Berenice.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.581.

MILAN, Letícia; GILL, Lorena. Lazer e sociabilidade da elite pelotense através da leitura de um diário (década de 1950). ENPOS. XVIII Encontro de pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas, 2ª Semana Integrada de Ensino e Pesquisa. 2016, p. 2.

https://www.geni.com/people/Jo%C3%A3o-Feliciano-Xavier/6000000000959856699

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política