XAVIER, José Ottoni Ferreira

Natural de Pelotas (RS). Fez os estudos primários e secundários no Ginásio Gonzaga, na cidade natal. Diplomou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro, em dezembro de 1913. Defendeu a tese de doutoramento: "Contribuição ao estudo clínico da aortite abdominal”. Dedicou-se à Clínica Médica, especializando-se em Pediatria. Fez viagens de estudos ao Rio de Janeiro, onde frequentou cursos de aperfeiçoamento de sua especialidade. Desempenhou as funções de médico escolar do serviço municipal de Pelotas. Ocupou o cargo de Diretor Geral dos Serviços de Medicina da Santa Casa da mesma cidade, onde exerceu as atividades profissionais. Além de médico foi fazendeiro, sendo proprietário da Estância dos Prazeres, foi casado com Maria de Lurdes Assumpção Xavier, que era filha de Luís Augusto de Assumpção e Amélia Assumpção de Assumpção. Com ela teve os filhos Maria Tereza Xavier Cruz e Virgílio Assumpção Xavier. Na cidade de Pelotas há uma rua com o seu nome.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.581.

NUNES, Mara Regina da Silva; MONSELL, Alice Jean. CONTEXTO E MEMÓRIA BALNEÁRIO DOS PRAZERES-PELOTAS RS. In: Revista Seminário de História da Arte ISSN 2237-1923, VOLUME 01, Nº 07, 2018.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política