YGARTUA Filho, Florêncio

Natural de Montevidéu (Uruguai), 11 de setembro de 1892 – 21 de julho de 1941, Porto Alegre (RS). Filho de Florêncio Ygartua e Josefa Arono Ygartua. Estudou no Ginásio Nossa Senhora da Conceição, em São Leopoldo (RS). Naturalizou-se brasileiro. Diplomou-se em Farmácia em 1911 e em Medicina em 1923, pela Faculdade de Medicina e Farmácia de Porto Alegre, defendendo a tese “Contribuição ao estudo dos fermentos tácticos e sua aplicação nas perturbações digestivas dos lactantes”. Especializou-se em Pediatria. Atuou como Livre-Docente da Cadeira de Clínica Pediátrica da faculdade onde se formou, a partir de 1925. Membro da Sociedade de Medicina e Cirurgia, Rio de Janeiro; da Sociedade de Medicina de Porto Alegre; da Sociedade Brasileira de Pediatria, e do Rotary Clube de Porto Alegre. Ainda estudante de Farmácia, participou como jogador dos primeiros anos de existência do Sport Club Internacional, tornando-se zagueiro do time principal entre 1910 e 1911. Tomou parte inclusive do primeiro jogo do clube realizado fora de Porto Alegre, um amistoso disputado em São Leopoldo a 13 de agosto de 1911. Por coincidência, o adversário do Internacional nesta partida histórica foi justamente o Ginásio Conceição, onde Florêncio Ygartua estudara até poucos anos antes. A partir do final da temporada de 1911, já formado como farmacêutico, seguiu fazendo parte do clube, como associado e dirigente. Em 1929, quando do início da construção do Estádio dos Eucaliptos, foi um dos primeiros a adquirir cotas da campanha financeira. Publicou, entre outras, as obras: Contribuição ao Estado dos Fermentos Lácticos e sua Aplicação nas Perturbações Digestivas do Lactente, tese de doutoramento, P. Alegre, 1923. As Principais Causas da Mortalidade Infantil. Pela Infância, problemas de alimentação. As Crianças que Sofrem: o Alcoolismo e a Infância, conferência. Influência dos Progressos da Dietética na Mortalidade Infantil.
 

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 19.43, p.582

http://jogadores-colorados.blogspot.com/2014/09/ygartua.html Acesso em 10 de novembro de 2021.

https://seer.ufrgs.br/riograndemed/article/view/35603/23126  Acesso em 10 de novembro de 2021.

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 144-145.

DI RUSSO, Berlane. Nome de Rua - Personagens e Lugares das Ruas de Porto Alegre. Porto Alegre: EST Edições,2002, p.106-107.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política