BUDIANSKY, Estela

Natural de Santa Maria (RS), 5 de agosto de 1909- 14 de maio de 1969, no Rio de Janeiro. Fez os estudos primários no Curso de Aplicação da Escola Normal n.º7, de Buenos Aires, e os secundários na Escola Normal e no Ginásio Sévigné em Porto Alegre. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1939. Especializou-se em Pediatria, tendo frequentado o curso respectivo do Professor Décio Marins Costa e o Curso de Tisiologia do Departamento Estadual de Saúde. Realizou viagens de estudos e especialização a Buenos Aires, Montevidéu e Rio de Janeiro. Desempenhou as funções de Professora Pública até 1938. Ex-interna da 20.ª Enf.ª da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (Serviço do Prof. Martim Gomes) e do Ambulatório de Clínica de Crianças e Higiene Infantil da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (Serviço do Prof. Décio Martins Costa). Ex-médica do Serviço de Higiene Infantil do Centro de saúde n.º 2. Também exerceu as funções de Inspetora Médico-Escolar do Departamento Estadual de Saúde do RS e do UNICEF (1962-1969). Serviu na Tailândia, Índia e Nova York. Foi assistente e, posteriormente, Chefe do Serviço de Clínica de Crianças da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Publicou os seguintes trabalhos: “Contribuição ao estudo das diarréias agudas infantis em Porto Alegre: suas relações com as shigeloses e salmoneloses''. Tese do Concurso à Docência Livre da Clínica Pediátrica Médica e Higiene Infantil da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, 1950”. “A Organização do Serviço de Higiene Escolar em Montevidéu e Buenos Aires” (Relatório apresentado à Direção do D. E. S., por ocasião de uma viagem de estudos às Repúblicas Platinas); “O Ensino da Puericultura nas Escolas Primárias” (Conferência realizada na Sociedade Riograndense de Educação); “Índice tuberculínico de pré-escolares e escolares de Porto Alegre” (Conferência realizada na Sociedade de Higiene e Saúde Pública de Porto Alegre); “Relações entre varicela e alastrim” e artigos em revistas locais sobre assuntos médicos; “Assistência a infância através da família”; “Assistência Médica aos Escolares”, em colaboração com o Dr. Poli Marcelino Espírito. In: FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 204 - 206. Foi homenageada com uma rua no bairro Boa Vista, em Porto Alegre (RS), no com seu nome. BUDIANSKY, Estela. Contribuição ao estudo das diarréias agudas infantis em Porto Alegre: suas relações com as shigeloses e salmoneloses'. Tese do Concurso à Docência Livre da Clínica Pediátrica Médica e Higiene Infantil da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, 1950. In: Acervo MUHM. FONTES, Rosa Angela (Org). Logradouros Públicos em Porto Alegre: presença feminina na denominação. Porto Alegre: Câmara Municipal de Porto Alegre (RS), 2007, p. 41.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943. Pg. 491.

http://jornalpontoinicialdecaxias.blogspot.com/2015/05/hoje-e-o-dia-14-de-maio-quarta-feira.html

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política