BOCÁCCIO, Júlio Ethur

Natural de Corrientes, Argentina, em 13 de janeiro de 1910 - 20 de março de 1972, Porto Alegre (RS). Filho de José Bocaccio e Cecilia Farias Bocaccio. Com dois meses de idade, veio para o Brasil e naturalizou-se. Diplomou-se em Medicina na Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 12 de dezembro de 1934, obtendo o CRM 0763. Especializou-se em otorrinolaringologia. Iniciou sua carreira como médico da Assistência Pública de Porto Alegre. Foi médico estagiário de Otorrinolaringologia no Hospital Militar, tornando-se Oficial da Reserva das Forças Armadas. Também atuou como Professor Colaborador da Faculdade de Medicina de Porto Alegre e foi assistente voluntário da Clínica Otorrinolaringológica. Foi responsável pelo serviço de Otorrinolaringobroncoesofagologia, da Divisão de Pronto Socorro da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em 1960. Foi o 1º Presidente do Departamento de Otorrinolaringologia da Associação Médica do RS (1964), um dos organizadores do 1º Congresso Sul-Rio-Grandense de Otorrinolaringologia; Ministrou aulas sobre Técnicas Endoscópicas de Corpos Estranhos e Outras Causas de Obstrução das Vias Aéreas Digestivas no Curso de Medicina, Cirurgia e Traumatologia de Urgência - CEHPS (05/1963 - 1964); ministrou aulas sobre Traqueostomia no Curso Teórico-prático de Cirurgia Geral e Especializada - CEHPS (1964); Participante da 1º Jornada Sul-Riograndense de Otorrinolaringologia e Broncoesofagologia (1964), com Cursos com os profes. Ermiro de Lima, Arruda Botelho e Hélio Hungria; Participou do Curso de Audiometria ministrado pelo Prof. Mauro Pena do Rio de Janeiro, (1964). Também atuou como Diretor da Clínica Otorrinolaringologia da Beneficência Portuguesa de Porto Alegre (15/6/1935); Foi diretor do Serviço de Olhos, Ouvidos, Nariz e Garganta da Policlínica da Sociedade Espanhola; Médico-Adjunto da Clínica de Otorrinolaringologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.  Chefiou o Serviço de Oftalmo-Oto-Rino-Bronco-Esofagologia - SORLOBE - desta entidade hospitalar; Professor de Oftalmologia e Otorrinolaringologia e Broncoesofagologia da Escola de Socorristas da Cruz Vermelha Brasileira; Chefe do Serviço Médico da Associação dos Ferroviários Sul-Riograndenses; Chefe da Enfermaria 21ª - Oftalmologia de Homens - da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Possui os seguintes títulos: Irmão da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; Sócio Benfeitor da Sociedade Portuguesa de Beneficência; Fundador da Associação de Pais e Mestres do Instituto de Educação General Flores da Cunha e do Colégio Sevigné; Fundador e primeiro Presidente da Associação Comunitária Santo Antônio de Porto Alegre; Presidente do Nacional Atlético Clube, montou a memorável equipe que se sagrou vice-campeã da cidade de Porto Alegre, em 1950; Presidente do Departamento de Futebol da Capital, 1950. Casou-se com Alzira de Lima.

 

Arquivos da família de Julio Ethur Bocaccio: Síntese biográfica realizada Bocaccio, oftalmologista, filho do homenageado.

https://www.wikitree.com/wiki/Bocaccio-2. Acessado em 11 de janeiro de 2022.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 488.

https://books.google.com.br/books?id=BRO4N38CuZkC&pg=PA32&lpg=PA32&dq=Dr.+Julio+Bocaccio+m%C3%A9dico+poa+rs&source=bl&ots=rPWvenyW9r&sig=ACfU3U1Bj4rZ3kpuzuFutpOVTjDShOu4uQ&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwiUn7S7nKvuAhXrHLkGHczKDfc4ChDoATAFegQIBhAC#v=onepage&q=Dr.%20Julio%20Bocaccio%20m%C3%A9dico%20poa%20rs&f=false

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política