ROSA, Alberto Vianna da

Natural de Porto Alegre (RS), em 5 de março de 1916 e faleceu em 26 de agosto de 1970. Filho de Octacílio Torres da Rosa (médico) e Maria Cândida Barreto Vianna Rosa. Diplomou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1938. De imediato iniciou suas atividades universitárias como assistente da Cadeira de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental da Faculdade de Medicina de Porto Alegre e, também, no Manicômio Judiciário em Porto Alegre, organizando o serviço de Cirurgia da Penitenciária nesta cidade. Em 1945 passou a ser assistente da Cadeira de Clínica Urológica. Em 1948 foi aprovado, por concurso, para o cargo de Livre-Docência da Cadeira de Clínica Urológica. No ano de 1948 realizou o Curso de Pós-Graduação em Urologia no “James Buchanan Brady Foundation, Departamento de Urologia do New York Hospital da Corneille University nos Estados Unidos”. Em 1959 foi assistente da Cadeira de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental e Consultor de Urologia na Cadeira de Clínica Médica. Em 1960 foi Diretor do Curso do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina e Professor de Ensino Superior, passando depois a Professor Adjunto. Simultaneamente à sua condição de professor, dedicou-se à vida associativa, tendo sido um dos fundadores da Associação Médica do Rio Grande do Sul, além de exercer em inúmeras gestões, a chefia de seus Departamentos especializados. Foi também vice-presidente da Associação Médica Brasileira, membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Internacional de Urologia. Casou-se com Tyrce Alves Rosa, e tiveram os filhos: Alberto Augusto Alves Rosa, médico, assistente da Cadeira de Nefrologia da Faculdade de Medicina da UFRGS, e o jornalista e publicitário Sérgio Roberto Alves Rosa.

 

Arquivo da Faculdade de Medicina (UFRGS). Correio do Povo, edição 27 de agosto de 1970 e Relatos pelo vereador Revoredo Ribeiro, na sala de sessões da Câmara de Vereadores de Porto Alegre na data de 16 de março de 1972.

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes, EST Edições, Porto Alegre, 2017. p.18-19.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política