MAZZAFERRO NETO, Antônio

Natural de Porto Alegre (RS), 7 de outubro de 1932 - 12 de maio de 1985, Porto Alegre (RS). Filho de Cármino Mazaferro e Almira Cora Mazaferro. Realizou o 1º e 2º graus no Colégio Anchieta. Diplomou-se em medicina na UFRGS, em 1956. Durante o período de estudante de medicina realizou curso de Embriologia do Sistema Nervoso, com o professor Tauphick Saadi; Curso de Semiologia Neurológica, com o professor Carlos G. Costa, e Curso de Fisiopatologia da Circulação Cerebral, com o professor Roberto Melaragno. Após a formatura em medicina iniciou intensa atividade acadêmica e vida pública, relacionada com sua especialidade de neurologia. Em 1956, já era médico assistente do Instituto de Neurocirurgia de Porto Alegre, onde desempenhava as funções de neurocirurgião. A partir de 1957, foi médico neurologista do Departamento de Biometria do Estado do Rio Grande do Sul, do Hospital Psiquiátrico São Pedro e neurocirurgia do INPS de Porto Alegre. Participou de cursos de Neuropediatria, administrado com o prof. Paulo Contú, e Curso de Microcirurgia, com o prof. M. G. Yasarlis. Recebeu o título de especialista em Neurologia e Neurocirurgia pela AMB - Associação Médica Brasileira - e, na mesma ocasião, foi Assistente da Disciplina de Neurocirurgia da Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre. Na condição de professor, ministrou aulas sobre semiologia neurocirúrgica na Faculdade de Medicina e na Escola de Enfermagem de Porto Alegre. Foi membro titular de múltiplos congressos científicos e publicou trabalhos científicos como: Hemorragias Cerebrais Espontâneas, em colaboração com o prof. João Dahne, publicados nos Anais do Congresso Latino-Americano de Neurocirurgia do México; Acidentes Vasculares Cerebrais Isquêmicos, em colaboração com o Dr. Frederico Kliemann; Hérnias de Disco, apresentado no II Congresso de Neurocirurgia em Campos do Jordão; Convulsões, Disritmias Cerebrais e Tromboses Carotidianas. Foi fundador, juntamente com o Dr. Mário Cadermatori, do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Cristo Redentor, participando durante vários anos de sua direção, na qual permaneceu até sua morte.

 

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 35-37.

Relatos de Reginaldo Pujol, Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, Sala de Sessões de 23 de junho de 2000;

KLEI, Ana Inez; BARROSO, Vera Lucia. Memórias do Hospital Cristo Redentor 50 anos.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política