AZEVEDO, João Alfredo de

Natural de Conceição do Arroio (hoje Osório) (RS), 7 de julho de 1881 - 26 de janeiro de 1939, em Porto Alegre (RS). Era prático em farmácia, tendo iniciado sua carreira na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, onde formulou vários produtos medicinais aprovados pelo Departamento Nacional de Saúde Pública, premiados em exposições estaduais, nacionais e estrangeiras. Mais tarde, estabelecido com farmácia na Rua Duque de Caxias, formou-se pela Faculdade de Medicina Homeopática de Porto Alegre (RS). Atuou na Diretoria de Hygiene, cargo que deixou de exercer para ocupar as funções de bromatologista da Secretaria da Agricultura, quando os serviços daquela foram transferidos para esta pasta. Também foi fiscal de Laboratórios de Primatologia, em várias cidades do Rio Grande do Sul.          

 

Notícias do jornal Correio do Povo, edição de 26 de janeiro de 1939.

WEBER, Beatriz Teixeira. As Artes de Curar: Medicina, Religião, Magia e Positivismo na República Rio-Grandense, 1889-1928. Santa Maria: Edição da UFSM.

DI RUSSO, Berlane. Nome de Rua - Personagens e Lugares das Ruas de Porto Alegre. Porto Alegre: EST Edições,2002, p,40.

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 51-52

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política