DIAS DA CRUZ Filho, Francisco de Menezes

Natural do Rio de Janeiro, 27 de fevereiro de 1853 - 30 de setembro de 1937, Rio de Janeiro. Filho de Francisco de Montes Dias da Cruz (Médico) e Rosa de Lima da Cruz. Foi bibliotecário, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Também atuou como Professor de Matemática e do Curso de Humanidades no Colégio Pinheiro, sendo que nesta mesma época era aluno da Escola de Medicina do Rio de Janeiro. Dedicou seus estudos à ciência homeopática. Em 1900, reorganizou o Instituto Hahnemanniano do Brasil, que havia sido criado em 1879 pelo mais afamado homeopata do Império, Dr. Saturnino Soares de Meireles, seu primeiro presidente. Alugou no centro da cidade do Rio de Janeiro, na Rua da Quitanda nº 59, uma casa para seu consultório, e instalou o Instituto, e foi o presidente da instituição de 1926 a 1930. Em 1912 foi fundada a Faculdade Hahnemanniana (posteriormente denominada de Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Dias da Cruz colaborou com a organização dos programas de ensino do e lecionou a cadeira de Farmacologia e Matemática Médica. Em setembro de 1926 durante a realização do Primeiro Congresso de Homeopatia Nacional, Dias da Cruz foi seu coordenador e presidente. Foi eleito Presidente da Federação Espírita Brasileira de 1885 a 1896, em substituição ao Dr. Bezerra de Menezes. Na cidade de Porto Alegre (RS), na junção da Av. Ipiranga com a Av. João Pessoa, encontra-se Instituto Espírita Dias da Cruz, entidade assistencial espiritual que foi fundada em 27 de janeiro de 1907. Em 1901, relançou Anais de Medicina Homeopática, cuja interrupção ocorreu em 1884, e se tornou seu principal redator. Foi articulista, dirigente e presidente da Revista Reformador. Autor do livro O professor Lombroso e o Espiritismo. Foi o primeiro a articular a aquisição de um prédio próprio para a FEB e tipografia para a impressão do Reformador.

 

Revista Reformador, de set. 1987, ſev. 1990, fev. 1991, fev. 1992 e jun. 1995. Agenda Espírita de 1998. O Livro Grande Espíritas do Brasil, de Zeus Wantuil, 1ª edição, Rio de Janeiro. História da Escola da Faculdade de Medicina Cirúrgica do Rio de Janeiro (Wikipedia).

O Seareiro, publicação mensal da Doutrina Espírita, março de 2007 em Diadema, São Paulo, Brasil.

https://feig.org.br/2018/08/13/dias-da-cruz-filho/ acesso em 29 de julho de 2021.

http://www.mundoespirita.com.br/?materia=francisco-menezes-dias-da-cruz acesso em 29 de julho de 2021.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política