TOURINHO, Hebe

Natural do Rio de Janeiro, 9 de março de 1930 - 16 de abril de 2006, em Porto Alegre (RS). Filha de Hermeto de Soledade Tourinho (Médico) e Eleonora Tourinho. Iniciou os estudos no Colégio Sévigné, em de Porto Alegre (RS), em 1942, e posteriormente estudou no Colégio Nossa Senhora das Mercedes, em Salvador (Bahia), em 1945. Diplomou-se em Medicina pela UFRGS (Porto Alegre), em 1955. Durante o curso de Medicina, fez estágios e práticas no Curso de Psicologia Geral e da Personalidade; Curso de Ginecologia, administrado pelo Prof. Martim Gomes. Curso de Aperfeiçoamento de Anatomia do Desenvolvimento, sob a orientação do Prof. Tauphick Saadi; Curso de Dermato-Sifilografia, orientado pelo Prof. José Gerbase. Curso de Radiologia do Prof. Darcy de Oliveira Nha. Realizou pós-graduação, de janeiro a março de 1956, nos Estados Unidos, recebendo certificado de Treinamento em Pediatria e Administração Hospitalar. Entre 1955 e 1957 participou dos Cursos de Especialização em Pediatria, Curso de Clínica Pediátrica Médica e Higiene Infantil, administrados estes pela Professora, Dra. Maria Clara Mariano da Rocha, e do Curso de Introdução Analítica à Medicina Psicossomática e de Psicopatologia, sob condução do Dr. Paulo Diniz Vianna. Dedicou-se, exclusivamente, ao setor de ensino de Pediatria Social, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No ano de 1972, estagiou na Universidade de Londres, como bolsista da OMS (Organização Mundial da Saúde), no Institute of Child Health, estabelecimento especializado em pediatria. Nessa mesma época fez estudos no Course for Senior Teachers of Chil Health, tendo estágios secundários em escolas médicas de Newcastle upon Tyne e em Cardiff. Encerrando tais cursos e treinamentos em Nairóbi, Quênia, no continente africano, e na Índia nas cidades de Nova Delhi, Bangalore, Bombaim e Hylderab, cujos ensinos eram relacionados com Pediatria Social Comunitária. Retornando ao Brasil voltou a exercer a sua especialidade de Pediatria Social, na Faculdade de Medicina da UFRGS e, a partir de 1973, na PUCRS. Também foi Médica da Secretaria da Saúde de Porto Alegre e Chefe do Setor Materno-Infantil dessa entidade; Responsável pela Disciplina de Pediatria Social, como Professora Assistente; Professora de Fisiopatologia da Nutrição na Unisinos, em São Leopoldo; Diretora Executiva do Hospital da Criança Conceição, onde dirigiu um dos maiores hospitais de pediatria do Estado, cargo que assumiu desafiando obstáculos, mas conseguindo êxitos consideráveis.

 

FORTES, Rosa Angela (Org.). Logradouros Públicos em Porto Alegre: Presença Feminina na Denominação. Porto Alegre: Gráfica da UFRGS, 2007. http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/camarapoa/usu_doc/logradouros.pdf Acesso em 14 de janeiro de 2022.

https://www.ufrgs.br/famed/index.php/informacoes-academico-medicina/formados/74-decada-de-1950 acesso em 03 de agosto de 2021.

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 158-159.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política