HEINZELMANN, Ernesto Ricardo

Natural de Havelberg (Prússia), 4 de janeiro de 1820 -  2 de julho de 1890, em Porto Alegre (RS). Filho de Carl Johann Gottlieb Rudolph Heinzelmann e Caroline Christiane Thümmel. Diplomou-se em Medicina pela Universidade de Berlim, em 31 de julho de 1845. Recém-formado, veio para o Brasil, onde prestou exames de revalidação de seu diploma na Escola de Medicina do Rio de Janeiro, em 9 de novembro de 1846. Estabeleceu-se primeiramente no Rio de Janeiro e atuou como médico durante a epidemia da febre amarela (1854-1856). Seus serviços e a dedicação foram reconhecidos, em 1857, por D. Pedro II, que lhe concedeu uma honraria - a Medalha de Honra ao Mérito de “Cavaleiro Imperial da Ordem de Santa Rosa “, condecoração do Império e, uma recompensa material doando-lhe uma extensa área de terras no Rio Grande do Sul, que continha uma queda d'água, sob a qual se ocultava uma gruta, as quais mais tarde, integraram o município de Encantado, região que era conhecida por Linha Dr. Ricardo. Também exerceu medicina em Porto Alegre prestando atendimento à população, principalmente durante a epidemia de cólera. O Dr. Ernesto Ricardo Heinzelmann doou terras onde hoje se encontra o município Doutor Ricardo (RS). Casou-se primeiro com Amanda Juliana Elisabeth Koethcke e,  em segundas núpcias, em 1853, com Francisca Custódia Bezerra Heinzelmann, em Porto Alegre (RS), com quem teve: Paul George Maria Heinzelmann, Ricardo Heinzelmann, Alfredo Ricardo Heinzelmann, Ricardo Ernesto Heinzelmann, Oscar Ricardo Heinzelmann e Paulina  Heinzelmann de Moura.

 

https://www.wikitree.com/wiki/Heinzelmann-34 acesso em 03 de agosto de 2021.

https://fotoslonghi.com.br/livro-doutor-ricardo-a-cidade-e-o-medico/ acesso em 03 de agosto de 2021.

DI RUSSO, Berlane. Nome de Rua - Personagens e Lugares das Ruas de Porto Alegre. Porto Alegre: EST Edições,2002, p.130

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 160.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política