HALPERN, Joel

Natural de Ebelin, Polônia, em 05 de maio de 1931 - 05 de janeiro de 1971, em Porto Alegre (RS). Filho de Wulf e Cyviva Halpern. Emigrou para o Brasil aos 2 anos de idade. Seus primeiros estudos foram no Colégio Estadual Júlio de Castilhos (Porto Alegre). Diplomou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da UFRGS, em 1954. Especializou-se em Traumatologia e Ortopedia. Atuou como médico traumatologista do Hospital de Pronto Socorro Municipal de Porto Alegre (RS). Juntamente com o Dr. José Danesi, na condição de cirurgiões de trauma-ortopedia, no Hospital Moinhos de Vento, realizaram um dos primeiros atos operatórios para colocação de prótese de quadril, procedimento este que os identifica como pioneiros nesta prática cirúrgica que alta significância tem para a recuperação de pacientes portadores de afecções da junção da articulação coxofemoral. Participou de numerosos congressos internacionais de medicina, como os acontecidos em Zurich, Hamburgo, Berlim, Londres, Paris, Roma e Jerusalém.

 

HASSEN, Maria  Lizete Gomes Mendes. Fogos de Bengala nos céus de Porto Alegre: A Faculdade de Medicina faz 100 anos. Porto Alegre: Tomo Editorial, 1998, p.198.

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 189-190.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política