KUBITSCHEK DE OLIVEIRA, Jucelino

Natural de Diamantina (MG), em 12 de setembro de 1902 - 22 de agosto de 1976, no Rio de Janeiro. Filho de João César de Oliveira, caixeiro-viajante, e Júlia Kubitschek, professora primária de uma escola rural de Diamantina. Iniciou seus estudos na escola em que sua mãe lecionou e, mais tarde, ingressou no seminário diocesano em 1914. Concluiu o curso de humanidades, abandonando então o seminário, já que não sentia vocação para o sacerdócio. Transferiu-se para Belo Horizonte (MG) e passou a trabalhar na Repartição Geral dos Telégrafos. Exerceu a função de telegrafista até se formar pela Faculdade de Medicina de Belo Horizonte. Diplomou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais em 1927. Iniciou sua carreira médica na Clínica Cirúrgica da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. Posteriormente seguiu para Paris com o objetivo de especializar-se em urologia. Ao regressar, além de reassumir seus empregos em Belo Horizonte, montou seu próprio consultório. Em 1931 foi nomeado para integrar o corpo de médicos do Hospital Militar da Força Pública do estado de Minas Gerais participando da Revolução Constitucionalista de 1932, atuando nos denominados “Hospitais de Sangue”. Exerceu a medicina por 17 anos. Iniciou sua carreira política sendo duas vezes deputado federal; prefeito de Belo Horizonte; Governador do Estado de Minas Gerais e Presidente da República (com 54 anos de idade, 1956-1960), e Senador pelo Estado de Goiás (1961-1964), quando a ditadura militar cassou seu mandato. Exilou-se por três anos, em Paris e Nova York. Como presidente do Brasil, cumpriu seu lema de fazer o Brasil crescer “50 anos em cinco'', transformando-se no "Brasileiro do Século", idealizou e construiu a nova capital do Brasil “Brasilia”. Casou-se com Sara Gomes de Lemos.

 

Juscelino Kubitschek de Oliveira: Patrono da Sociedade Brasileira de Urologia. Autor: Helio Begonini São Paulo, Expressão e Arte, 2005; e Juscelino Kubitschek - O Médico, de autoria de Fernando Araújo e Anais da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/biografias/juscelino_kubitschek Acesso em 11 de janeiro de 2022.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política