PEREIRA, Manoel Victorino

Natural de Salvador (Bahia), 30 de janeiro de 1853 - 9 de dezembro de 1902, no Rio de Janeiro (RJ). Filho de Vitorino José Pereira (marceneiro) e de Carolina Maria Franco Pereira. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1876, defendendo a tese “Moléstias Parasitárias Mais Frequentes nos Climas Intra-Tropicais”. No ano seguinte foi nomeado professor substituto da Faculdade da Bahia, lecionando Anatomia Patológica, e pouco depois, passou a lecionar a Cadeira de Clínica Cirúrgica Realizou estudos em diversos países da Europa. Retornando ao Brasil reassumiu seus cargos de professor da Faculdade. Foi abolicionista e liberal. Em 1885 foi eleito deputado. Proclamada a República, foi o 1º Governador da Bahia. Durante seu governo dissolveu os Partidos Conservador e Liberal, remanescentes do Regime Imperial, objetivando buscar a conciliação entre as lideranças culturais e políticas de seu Estado. Seus projetos e suas reformas encontraram forte oposição política e, devido a outras questões de disputa pelo poder, foi exonerado do cargo de presidente da Bahia, em 26 de abril de 1890. Em 1892 tornou-se Senador, e em 1º de março de 1894 foi elevado à vice-presidência da República, passando a presidir o Senado Federal. Assumiu o governo da República do Brasil em novembro de 1896, por enfermidade de Prudente de Morais, permanecendo até março de 1897. Após o término de seu mandato, não voltou a disputar cargos públicos, dedicando-se à medicina e ao jornalismo. Colaborou como redator e cronista em diversos jornais do Rio de Janeiro, principalmente em “O Dia”, “O País” e “Correio da Manhã”.

 

DI RUSSO, Berlane. Nome de Rua - Personagens e Lugares das Ruas de Porto Alegre. Porto Alegre: EST Edições,2002, p.183.

https://www25.senado.leg.br/web/senadores/senador/-/perfil/2081 Acesso em 11 de janeiro de 2022.

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 222-223.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política