BORBA, Pedro Alexandrino de

Natural de Rio Pardo (RS), 26 de novembro de 1889 - 08 de maio de 1952, em Porto Alegre. Filho de Francisco Antônio de Borba Filho e de Ana Josefina de Borba. Formou-se em Farmácia (1903) e posteriormente em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre (RS), em 1905. Retornou para Rio Pardo (RS) onde atuou como médico. De 1924 a 1928 foi Intendente Rio Pardo (RS). Em 1937 foi nomeado médico-chefe da Caixa Econômica Federal, cujo cargo exerceu até as vésperas de sua morte. Também foi major-médico da Guarda Nacional. Fundou em 1921, uma creche para crianças pobres em Rio Pardo (RS) e atuou durante a gripe espanhola no atendimento à população. Foi homenageado com um busto, na Praça da Matriz Nossa Senhora do Rosário em Rio Pardo (RS).

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943. Pg. 488.

http://redescobrindoriopardo.blogspot.com/2018/06/quem-foi-dr-pedro-borba.html

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política