RIBEIRO, Roberto Pinto

Nasceu em 1922, em Porto Alegre (RS) – faleceu em 1989. Filho de Hugo Ribeiro (médico) e de Maria Olga Krieger Ribeiro. Formou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 1945. Docente de Medicina Legal na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, chefe do Departamento de Psiquiatria e de Medicina Legal da UFRGS, nos anos 1971, 1973 e 1975, além de vice-diretor na Faculdade entre 1973 e 1974. Escreveu inúmeros trabalhos, como: Estudos sobre a Responsabilidade Penal dos Epilépticos e a obra Estudos Psicanalíticos. Coordenou pesquisas sobre “agressividade” junto à Organização Mundial da Saúde. Foi Primeiro Secretário da Associação Brasileira de Psiquiatria e Membro do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, além de Diretor do Instituto Psiquiátrico Maurício Cardoso de Porto Alegre. Foi membro da Sociedade de Psiquiatria, diretor e presidente da entidade. Fundador da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre. Exerceu o cargo de médico legista. 

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 293

 

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política