BRENNER, Clodoaldo

Natural de Santa Maria (RS), 30 de dezembro de 1900 - 11 de agosto de 1975, em Passo Fundo. Filho de Francisco Pedro Brenner e Maria Luiza Kummel Brenner. Fez seus estudos primários e secundários no Ginásio Marista de Santa Maria (RS). Formou-se em Medicina pela Faculdade Medicina de Porto Alegre em 1927, com a tese “Considerações sobre a tensão venosa periférica”. Especializou-se em Clínica Geral, Cirurgia Abdominal e Ginecologia. Fez cursos de aperfeiçoamento no Rio de Janeiro nas Clínicas Cirúrgicas dos professores Mauriti dos Santos, Augusto Paulino, Brandão Filho e Silvio D’Ávila. Estabeleceu-se em Passo Fundo (RS), inicialmente como Médico da Viação Férrea do RS. Desempenhou o cargo de Diretor do Hospital São Vicente de Paula, em Passo Fundo (RS), e desde 1928, médico operador da Caixa de Aposentadorias e Pensões dos Ferroviários do RS, em Passo Fundo (RS). Foi um dos fundadores do Rotary Club de Passo Fundo, exercendo o cargo de presidente do Conselho de Diretores. Foi Professor da Escola Normal Oswaldo Cruz, do Colégio Notre Dame e da Escola de Enfermagem do Hospital de Caridade de Passo Fundo. Patrono da Cadeira nº 11 da Academia Passo-Fundense de Medicina. Casou-se com Irma de Lemos Brenner, tendo de seu matrimônio dois filhos: Nilva e Aldo Francisco.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 489-90.

https://www.ufrgs.br/famed/index.php/informacoes-academico-medicina/formados/71-1904-a-1930

LECH, Oslandré; DONADUSSI, Ruy; TARASCONI, Juarez (Org.). Academia Passo-Fundense de Medicina. Passo Fundo: Méritos, 2008, p. 108.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política