BULCÃO, João Luchsinger

Natural de Caçapava do Sul (RS), 31 janeiro de 1900 - 10 agosto de 1986, em Lavras do Sul (RS). Filho de João de Araujo Bulcão e Luiza Luchsinger Bulcão. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1927, defendendo a tese “O valor do tratamento cirúrgico na cura do estrabismo”. Foi 2º Tenente Médico estagiado pelo Ministro da Guerra em 12 jul. de 1927. Classificou-se no 13º Regimento de Cavalaria independente em Lavras do Sul (RS) em fev de 1928. 1º Tenente Médico em 22 mai de 1928. Serviu em Jaguarão (RS), São Gabriel (RS), pediu reforma e subiu ao posto de Major, quando se transferiu definitivamente para Lavras do Sul (RS). Foi Vereador, Presidente da Câmara de Lavras do Sul (RS), assumindo por 30 dias o cargo de Prefeito. Casou-se com Gracelina Teixeira em 23 fevereiro de 1929 em Lavras do Sul (RS), e tiveram filhos: Renato Teixeira Bulcão; Cláudio Teixeira Bulcão; Afranio Teixeira Bulcão; Fábio Teixeira Bulcão; Carmem Teixeira Bulcão e Raquel Teixeira Bulcão. Irmão de Lauro Luchsinger Bulcão (médico) BULCÃO, João Luchsinger. O valor do tratamento cirúrgico na cura do estrabismo. Tese de doutoramento apresentada à Faculdade de Medicina de Porto Alegre (RS), 1927. In: Acervo MUHM.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 491.

https://www.ufrgs.br/famed/index.php/informacoes-academico-medicina/formados/71-1904-a-1930

http://www.familiasdobrasil.com.br/index.php?dest=familias_site&codigo=1390&secao=artigos&verartigo=1556&tipo=publicados&pagina=1

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política