CALDAS, Philippe Pereira

Natural de Porto Alegre (RS), 1842 - 04 de abril de 1904, em Porto Alegre (RS). Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1865, defendendo a tese “Dissertação do Ophthalmoscopio. Estudo Chimico-pharmacologico das quinas Amaurose e Glaucoma, das quinas consideradas phamacologica e therapeuticamente”. Retornou ao Rio Grande do Sul e atuou como Delegado da Inspetoria de Higiene de Uruguaiana (RS), em 1868. Atuou no Hospital Beneficência Portuguesa de Porto Alegre (RS), na enfermaria alopática. Também atuou como médico em São Leopoldo (RS), por volta de 1874. Também montou um laboratório e desenvolveu pesquisas contra varíola e outras doenças, chegando a desenvolver o “sérum”, testado no RJ, Estados Unidos e México, no entanto não teve êxito. Casou-se com Idalina Corrêa Caldas, com quem teve 7 filhos.

QUEVEDO, Éverton Reis. “Uma mão protetora que os desvie do abismo”: Sociedade Portuguesa de Beneficência de Porto Alegre e seu hospital (1854-1904). São Leopoldo: Oikos; Editora Unisinos, 2016, p.211-212.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política