CANCELLO, José de Faria

Natural de Rio Grande (RS), 26 de outubro de 1889, realizou estudos primários no Colégio Stella Maris e o secundário pelo regime de exames parcelados. Diplomou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1913, defendendo a tese ‘’ As pneumococcias bastardas’’. Fez viagens de aperfeiçoamento na Europa, tendo frequentado, em Paris, de 1918 a 1920, os cursos dos professores Gousset e Faure, no Hospital Broca, assim como os serviços dos professores Bar e Couveleur, nas Maternidades Tarnier e Bodeloch; e em Berlim, os cursos do prof. Brumm, na Charité. Dedicou-se a Clínica Geral, especializando-se em Cirurgia. Iniciou atividades profissionais no município de Herval, em 1913, transferindo-se para Bom Jesus. Foi interno das Enfermarias dos Professores Otávio de Souza e Olinto de Oliveira, na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e do Hospital da Beneficiência Portuguesa da mesma cidade. Desempenhou em Bom Jesus, cargo de Presidente do Conselho Municipal. Foi sócio da Sociedade de Medicina de Porto Alegre. Casou-se com Maria Rache Cancello, e teve os filhos: Olenka, Walmira e Aloísio Clovis.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.493.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política