CANESSA, Giuseppe (José)

Natural de Gênova (Itália), 13 de mar. 1885. Iniciou seus estudos primários em Gênova Voltri e Ginásio Carcare e Savona. Descende de uma família de médicos italianos. Formou-se em Medicina pela Real Universidade de Gênova em 1885, com a tese “Tuberculosi Articolare Inflamatoria”. Dedicou-se a Clínica Médica e especializou-se em Cirurgia. Foi oficial médico durante a Guerra Líbica (1911-1913) e Capitão Médico na 1ª Guerra e recebeu condecorações militares por sua atuação. Recebeu medalha de bronze, pelo Ministro do Interior da Itália, por serviços prestados na campanha anti-cólera, sendo considerado benemérito da saúde pública italiana. Em 1922, começou a clinicar em Garibaldi (RS), transferindo-se para Getúlio Vargas (RS) para prestar seus serviços às forças revolucionárias em 1923. Em Erebango, Distrito de Getúlio Vargas (RS), fundou o Hospital Nossa Senhora da Saúde.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p, 493.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política