CANEVA, Dino

Natural de Recoaro-Vicenza (Itália), 11 de setembro de 1884 - 15 de dezembro de 1946, em Porto Alegre (RS). Filho de Gio Batta e Maria Lago Magdalena. Formou-se em Medicina pela Real Universidade de Pádua em 1910. Cirurgião, serviu como médico militar, em hospitais de sangue. Transferiu-se para o Brasil após a 1º Guerra Mundial, estabeleceu-se no RS, inicialmente no então distrito de Carazinho, onde clinicou. Seu diploma recebeu o visto do cônsul da Itália em Porto Alegre (RS), Mario Carli. Transferiu-se para Garibaldi (RS) em 1914 e construiu o 1º hospital da cidade, a “Casa de Saúde Doutor Cavena”, em 1920. Em 1921 instalou-se em Passo Fundo (RS), onde exercia medicina em dois hospitais da cidade, realizando cirurgias, entre eles o Hospital São Francisco de Paula. Foi um dos fundadores da Sociedade Passo-Fundense de Medicina, em 1931. Fundou juntamente com a parteira Natália Bonella, que conheceu na Europa, uma maternidade, que funcionou por vários anos num prédio entre as ruas Capitão Eleutério e Bento Gonçalves. Na Revolução de 30 colocou à disposição seus serviços médicos à Cruz Vermelha. Com a eclosão da 2º Guerra Mundial sofreu hostilização em Passo Fundo e se transferiu para Carazinho (RS) e posteriormente fixou residência em Porto Alegre (RS), onde atendia em sua clínica particular, na rua Coronel Bordini. Naturalizou-se brasileiro em 24 de dez. de 1943. É Patrono da Cadeira nº 14 da Academia Passo-Fundense de Medicina ocupada pelo acadêmico Orley Fauth Tisot. Casou com Anita Matiotti.

https://sbhm.webnode.com.br/news/dados-relevantes-da-historia-da-medicina-em-passo-fundo/

LECH, Oslandré; DONADUSSI, Ruy; TARASCONI, Juarez (Org.). Academia Passo-Fundense de Medicina. Passo Fundo: Méritos, 2008, p. 114.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política