CATAN, Farjalla

Natural de Campo Grande, 25 de nov. de 1931- 1996. Filho de Elias Catan e Mansora Chacha Catan, ambos naturais da Turquia. Cursou o Primário e o Ginásio em Campo Grande. Em 1951 mudou-se para Guanabara (RJ), para terminar o secundário. Formou-se em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina do RJ, em 1957. No período universitário, foi fundador e protagonista do Teatro Amador do Diretório Acadêmico “Carlos Chagas” da Faculdade Nacional de Medicina. Também atuou como plantonista da Pediatria no Instituto Fernandes Figueira e no Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira, na Ilha do Fundão (RJ). No quinto ano do curso, também era plantonista na Maternidade. No sexto ano, tornou-se plantonista voluntário do Pronto Socorro Souza Aguiar (RJ). Recém-formado candidatou-se à Residência Médica no Hospital dos Servidores do Estado onde, por dois anos, se dedicou à Ginecologia, Obstetrícia e Proctologia. Em 1960 entra para o Exército, como tenente médico R2 e retorna para Campo Grande. Em 1962 é transferido para o RJ para fazer o curso para formação de Oficial Médico na Escola de Saúde do Exército, vinculada ao Ministério da Guerra. Em 1963, tendo sido bem classificado, escolheu o local onde deveria servir. Escolheu Caxias do Sul (RS). Foi membro do Corpo Clínico do Hospital Del Mese; membro efetivo do Hospital Nossa Senhora de Pompéia, no qual foi Conselheiro e Auxiliar da Administração; médico credenciado pelo IPAM (Instituto de Previdência e Assistência Municipal) nas especialidades de Proctologia e Cirurgia Pélvica; Coordenador Médico Regional da Delegacia de Caxias do Sul do Instituto de Previdência do Estado; médico credenciado do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, Gerente Local do Plano Integrado de Previdência e Assistência (PIPA), do Grêmio Beneficente do Exército (GBOEX), membro do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Associação Médica de Caxias do Sul, Médico Examinador da Circunscrição Regional de Trânsito da 8ª Região Policial. Em 1971, passou a fazer parte do corpo docente da Universidade de Caxias do Sul como professor titular da disciplina de Proctologia. Foi Chefe do Departamento de Clínica Cirúrgica do Centro de Ciências Biológicas da Universidade de Caxias do Sul.

Biografia informada pela esposa, Maria Helena Binelli Catan (médica) em 10/06/2012

ZANCHI, Marcos Túlio; MADI, José Mauro. Obstetrícia em Caxias do Sul: da colônia à Universidade (1875-2000). Caxias do Sul: Maneco Livr. Ed., 2010, p.267.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política