CLAUSELL, Domingos Telechea

Natural de Uruguaiana (RS), 16 de abril de 1913. Iniciou seus estudos no Ginásio Santana em Uruguaiana, 1918-29. Formou-se em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina do RJ, 1935. Especializou-se em Parasitologia e Mycologia, tendo feito o curso de Parasitologia Aplicada em 1940 do Departamento Estadual de Saúde do RS, o qual foi organizado por César Pinto. Em 1945 fez o Curso de Bacteriologia, Imunologia e Parasitologia, no Instituto Oswaldo Cruz (RJ). Publicou “Notas em Torno de um Novo Caso de Cromomicose no Rio Grande do Sul”; “As Tinhas do Meio Escolar”; “Espiroquetose Íctero-Hemorrágica”; “O Surto de Influenza Devido ao Vírus A. Asia 57 no Rio Grande do Sul”; “Varíola e Alastrim, ver. Hospital S. Paulo, jul. 1965”. Atuou como Secretário da redação de Arquivos Médicos do Departamento Estadual de Saúde de Porto Alegre (RS). Foi Secretário da Educação e Saúde do Município de Uruguaiana (RS). Médico da Higiene Escolar. Assistente de Laboratório do Departamento Estadual de Saúde e assistente técnico de Pesquisas Parasitológicas do Departamento Estadual de Saúde. Também foi Membro da Sociedade de Higiene e Saúde Pública do RS. Casou-se com Izar Villella Clausell, com quem teve um filho, João Cristovam.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.497.

JORGE-ARAÚJO, Tania C., BARBOSA, Helene S., OLIVEIRA, Ricardo L. (org). Uma Escola para a Ciência e a saúde: 111 anos de ensino no Instituto Oswaldo Cruz. RJ, 2012. In: http://www.fiocruz.br/ioc/media/Livro_111%20anos%20do%20Ensino%20no%20IOC.pdf

BRUM, Cristiano Enrique de. O “interventor da saúde”: trajetória e pensamento médico de Bonifácio Costa e sua atuação no Departamento Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (1938-1943). Dissertação apresentada como requisito para obtenção do grau de Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, 2013, p.173.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política