COSTA, Décio de Almeida Martins

Natural de Porto Alegre (RS), 15 de ago. de 1900 - Porto Alegre (RS), 26 de ago. de 1963. Filho de José de Almeida Costa Jr, advogado, e de Maria do Carmo de Carvalho Martins Costa. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1922, com a tese “Da tuberculose no terreno sifilítico”. Iniciou sua atividade profissional em Lajeado (RS) onde permaneceu 6 anos. Especializou-se em pediatria no RJ, em 1928 com o Professor Martinho da Rocha. No ano de 1932, submeteu-se ao concurso para obter o título de livre docente da Clínica Pediátrica Médica e Higiene Infantil. Em seguida, foi nomeado Assistente da Cátedra de Clínica Pediátrica e Higiene Infantil da Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Estudou pediatria em Berlim de 1929 a 1930 no Hospital Charité Kinder Klinik com o professor Adalbert Czerny. Retornando à Alemanha, em 1938, para novos cursos em Pediatria com os professores Opitz, Bessan e Zeller, os quais foram interrompidos pelo início da 2ª Guerra Mundial. Em 1940 foi nomeado diretor do Ambulatório de Crianças da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS). Foi um dos fundadores do Hospital da Criança Santo Antônio e, em 1953, tornou-se Diretor do Hospital. Foi presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) em 1935. Na área científica, publicou trabalhos voltados à saúde da mulher e medicina social, tais como: “Da importância do aleitamento materno” e “Mortalidade infantil no Rio Grande do Sul, importância da densidade demográfica e estudo do problema”. Seu exercício profissional esteve sempre ligado ao atendimento de crianças e mulheres carentes. Exerceu também atividades políticas: era membro do Partido Libertador (PL). Exerceu o mandato de Deputado Estadual de 1935 a 1937. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria em 1955, homenageado pela Sociedade de Pediatria do RS como patrono da Cadeira 12 da Academia Brasileira de Pediatria. Casou-se com Nelia Martins Costa, com quem teve três filhos: Heloisa, Décio Junior e Fernando José.

ACHUTTI, Aloyzio Chechella. Cem anos de Formação Médica no Rio Grande do Sul: homenagem à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Tomo Editorial, 1998.

https://www.sbp.com.br/capa-teste/institucional/academia-brasileira-de-pediatria/patronos-e-titulares/decio-martins-costa/

http://academiademedicinars.com.br/cadeiras/decio-de-almeida-martins-costa/

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 534.

SCHIERHOLT, José Alfredo. À sombra de plátanos: história da saúde do vale do Taquari. 2ª ed. Lajeado: Evandraf, 1997, p.191.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política