CUNHA, Francisco de Paula Ferreira da

Natural de Rio Grande (RS), 12 set. 1892. Estudou no Ginásio Anchieta e no Instituto Ginasial Júlio de Castilhos, em Porto Alegre (RS). Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 1926, com a tese “Exame da incompatibilidade sanguínea nas fusões de urgência”. Médico militar por concurso, desde 1927 tornou-se Major. Especializou-se em doenças pulmonares e do coração. Atuou como Chefe de Clínica do Sanatório de Proletários e do Hospital São José, em Belo Horizonte (MG) e foi vice-diretor da Associação de Assistência aos Tuberculosos Proletários do Brasil. Exerceu medicina também em Santo Ângelo (RS), 1943. Participou de congressos científicos, entre eles, Jornadas Médicas de Belo Horizonte, em 1939, apresentando o trabalho “A tuberculose no Brasil”; no Congresso Nacional de Tuberculose, em São Paulo, em 1941, apresentou “As causas dos derrames no pneumo-torax artificial” e “O seguro social obrigatório a favor das classes servidoras do Estado”, na qualidade de membro da delegação de tisiologistas mineiros. Participou do Congresso Nacional de Tuberculose, em Porto Alegre, em 1941, apresentando “Projeto de organização da luta contra a tuberculose no Brasil”. Publicou, “A tuberculose e o Exército”; “O serviço de saúde na campanha italiana da África Oriental” (palestra); “Médicos de Tropa e médicos de hospitais” (Rev. Mil.); “O seguro contra a tuberculose a favor das classes armadas do país” (Rev. da Ass. dos Tuberculosos Proletários, 15 - III - 40); “A luta contra a tuberculose” (Rev. Ass. dos Tuber. Proletários, 28-V-1940); “A tuberculose da Vesícula Biliar” (Soc. Mineira de Tuberculose); “Associação do pneumotorax à frenicectomia nas cavernas de base”; “Caso de bronctasia com um quadro de tuberculose pulmonar típica”. Casou-se com Adilia Pessoa Ferreira Cunha, com quem teve três filhos: Targino, Jurema e Auristela.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 500.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política