CZAKI, Józef

Natural de Sannik (província de Mazóvia, Polônia), 21 de dez. de 1857 – Araucária (PR), 22 de maio de 1946. Filho de João Czaki e Joana Czaki. Formou-se em Medicina pela Universidade de Varsóvia em 1883. Entre 1884 a 1886 foi médico nos hospitais São Roque e Menino Jesus, em Varsóvia. Foi Coronel médico do exército imperial russo e entusiasta da geologia e zoologia, tendo se dedicado com mais atenção, embora de forma amadora, aos insetos e às serpentes. Após 1905 trabalhou como médico na construção da ferrovia da Manchúria, em Sungari. Foi exilado polonês. Em 1906 foi preso por ter participado dos movimentos revolucionários na Manchúria. Nesse mesmo ano fugiu para o Japão, onde foi co-fundador da revista Wola (Vontade). Czaki teve reconhecido o seu diploma de médico em Springfield, no ano de 1908. Dedicou-se às ciências naturais, especialmente à Zoologia e à Mineralogia. Transferiu-se para Chicago (EUA), colaborando no jornal Dziennik Ludowy e fundando a Universidade Popular Polonesa naquela cidade. Em 1914 veio para o Brasil e residiu no Paraná, em Curitiba, Ivaí, Cândido de Abreu, Ponta Grossa, Marechal Mallet e Araucária. Atuou como médico, desenvolveu um trabalho educacional com a comunidade polonesa e escreveu para jornais da Polônia e do Brasil. Prestou assistência médica durante a epidemia de cólera em União da Vitória, e criou a escola na sociedade “Dom Ludowy” (Casa do Povo) e a sociedade “Stowarzyszenie Strzelec” (Sociedade Atirador) em Araucária. Foi agraciado com a Cruz dos Cavaleiros da Ordem do Renascimento da Polônia pelos trabalhos comunitários. Efetuou pesquisa em herpetologia. Manteve muitos contatos com pesquisadores brasileiros do RJ e SP, principalmente com o Dr. Vital Brasil (fundador do Instituto Butantã em São Paulo). Reuniu um valioso acervo zoológico e etnográfico, que enviou ao Muzeum Przyrodnicze Panstwowe w Warszawie e que se encontra em sala batizada com seu nome. Entre suas publicações estão “Co powinnismy wiedziec o wezach Poludniowej Ameryce”, Kurytyba, Naklad Wiasny, 1929.

https://opopularpr.com.br/conheca-um-pouco-da-vida-de-josef-czaki/#gsc.tab=0

STRAUBE, Fernando C. Ruínas e urubus: história da ornitologia no Paraná. Período de Chrostowski, 3 (1910 a 1930). 1ª ed. Hori Cadernos Técnicos: Curitiba, 2017, p. 51-65. In: http://www.ao.com.br/download/2017%20HCT-1%20R&U%207%20(1910-1930).pdf

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política