DEGRAZIA, Newton Carlos

Natural de Itaqui (RS), 29 de Julho de 1912. Filho de Roque Degrazia e Erotilde Paim Degrazia. Realizou estudos no Colégio Sagrado Coração, Ginásio Catarinense de Florianópolis (SC) e Ginásio Anchieta de Porto Alegre (RS). Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre (RS), com a tese ‘’ Extração cápsula-lenticular da catarata’’, em 1930. Especializou-se em Oftalmologia e Otorrinolaringologia. Foi interno da clínica oftalmológica de 1934 a 1940, assistente da clínica Oftalmológica da Faculdade de Medicina de Medicina de Porto Alegre (RS), de 1937 a 1940 e assistente do prof. Ivo Corrêa Meyer. Membro da Sociedade de Medicina, da Sociedade de Oftalmo-otorrinolaringologia do RS e Sociedade de Medicina de Uruguaiana (RS). Exerceu a profissão em Uruguaiana (RS). Participou dos 2° e 3° Congressos Brasileiros de Oftalmologia e Congresso Sul-Americano de Otorrinolaringologia. Publicou trabalhos como ‘’ Distrofia marginal estática da córnea (Doença de Terrien)’’, ‘’ Rigor do exame de avaliação das ametropias’’. Casou-se com Helena dos Santos Degrazia tendo o filho José Antônio.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 501.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política