DI PRIMIO, Raul Franco

Natural do RS, 1894. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Diplomado em Microbiologia pelo Instituto Oswaldo Cruz, RJ e em Higiene e Saúde Pública pela Universidade do Brasil (RJ). Especialista em Parasitologia. Catedrático de Antropologia da PUCRS, da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Farmácia da UFRGS (RS). Inaugurou e foi Diretor do Hospital de Emergência para Leprosos em Porto Alegre (RS). Dirigiu o Leprosário Itapuã, em Viamão (RS), e o Amparo Santa Cruz em Porto Alegre (RS). Professor emérito da UFRGS (RS), 1969. Membro da Sociedade de Biologia do RJ, da Sociedade de Higiene e Medicina e Doenças Tropicais do RJ. Membro do Rotary Clube de Porto Alegre. Publicou: “Doença de Chagas e Regionalismo Gaúcho”, estudo, Porto Alegre: Globo, 1959; “Da Influência dos Fenômenos Meteorológicos e das Condições Geográficas sobre os Parasitas Animais e as Parasitoses”; “Estudo sobre os Sinos Pneumáticos da Ilha das Cobras”; “O Hospital: Colônia de Curupaiti”; “Operações de Guerra e Malária”, estudo médico; "Triatomídeos do Rio Grande do Sul", In: Anais da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, n. 11, jan./dez. 1951; "Habitação rural à prova de triatoma", In: v. 8, n. 45, jan./fev. 1952; “Estudo sobre a Recuperação Sanitária e Elevação do Nível Econômico da Zona Malarígena de Torres”, P. Alegre, 1953; “O Fazendeiro Gaúcho e a Doença de Chagas, estudo médico”; “Aspectos da Situação Sanitária de Torres”, conferência proferida na Boite Marisco; Retrospecto epidemiológico da peste na cidade de Santa Maria”In: Anais da Faculdade de Medicina de Porto Alegre (RS), p.37-60.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 503.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política