Natural de Pelotas (RS), 5 de agosto de 1890. Filho de Plotino Amaro Duarte e Maria da Conceição Crespo Campello. Realizou estudos no Ginásio Gonzaga. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1914, com a tese ‘’ Conjuntivite dos recém-nascidos’’. Especializou-se em oftalmo-otorrinolaringologia. Realizou viagens aos centros de estudos europeus, em Paris, Berlim e Friburgo em Brisgóvia, nas clínicas dos professores Axenfeld e Kahler, nesta última cidade, e na do Prof. Eiken, na capital alemã. Exerceu a profissão em Pelotas (RS), onde existe uma rua com seu nome, rua Dr. Plotino Campelo Duarte. Publicou trabalhos científicos sobre ‘’ Cisto hidático da órbita’’ e ‘’ Tracoma’’. Casou-se com Adélia Guimarães Duarte, tendo os filhos Dr. Plotino Amaro Duarte Neto (diplomou-se em Medicina na UFRGS, em 1940); Dr. Augusto Luíz Guimarães Duarte (diplomou-se em Medicina pela UFRGS, 1945); Dr. Manoel Guimarães Duarte (diplomou-se em Medicina pela UFRGS, 1945); Dr. Flávio Guimarães Duarte (diplomou-se em Medicina pela UFRGS, 1950).
FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 504.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.