DUTRA, Isolina Miranda

Natural de Rio Grande (RS), a 5 de mar. de 1907. Iniciou os estudos no Ginásio Lemos Junior de Rio Grande (RS). Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1928 com a tese “Contribuição ao Estudo da reação de Hechet, modificada por R. Dujarrie de la Riviére, Mme. Dagny Gjestland e Kossovitch”. Foi a terceira mulher a se formar em Medicina na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, atual UFRGS. Especializou-se em Ginecologia. Ex-médica da 3ª Enfermaria de Cirurgia de Mulheres e Laboratório da Santa Casa de Rio Grande (RS). Desempenhou as funções de médica do Serviço Pré-Natal do Centro de Saúde nº 4 do DESP e Diretora do Laboratório da Beneficência Portuguesa de Rio Grande (RS). Também atuou como médica do Serviço de Assistência às Fábricas da Santa Casa de Misericórdia de Rio Grande (RS). Participou do 2º Congresso Nacional de Tuberculose em Porto Alegre (RS).

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.504.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política