ELY, Jorge Henrique Fonseca

Nasceu em 1930 -13 de outubro de 2018 em Porto Alegre (RS). Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1954, defendendo a tese “Contribuição ao emprego do enxerto de pele no tratamento de urgência dos traumatismos dos dedos da mão”. Foi professor titular de Cirurgia Plástica da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, atual UFCSPA. Contribuiu fundamentalmente para o desenvolvimento da cirurgia plástica no Brasil, fato expresso no reconhecimento que obteve das comunidades nacional e internacional desta área, através da obtenção de medalhas e títulos de honra e da participação em vários órgãos e sociedades de cirurgia plástica. Foi o primeiro médico do Brasil a realizar um reimplante de mão, em 1968. Trabalhou por mais de 30 anos como diretor e cirurgião na Clínica Sul - Brasileira de Cirurgia Plástica, em Porto Alegre. Lançou a autobiografia “Imagens de uma vida”, Porto Alegre: editora AGE, 2008.

https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/geral/2018/10/652510-cirurgiao-plastico-jorge-fonseca-ely-morre-aos-88-anos.html

ELY, Jorge Henrique Fonseca. Contribuição ao emprego do enxerto de pele no tratamento de urgência dos traumatismos dos dedos da mão. Tese de doutoramento apresentada à Faculdade de Medicina de Porto Alegre, 1954. In: Acervo MUHM.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política