FERREIRA DA SILVA, José

Natural de Pelotas (RS), em 19 de março de 1888. Filho de Othelo Ferreira da Silva(Engenheiro) e Tereza Vieira Ferreira da Silva. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre com a tese “Filariose”, em 1926. Foi interno do serviço de sífilis, do serviço de cirurgia de crianças e da enfermaria do Dr. Serapião Mariante. Atuou como clínico geral, pediatra e obstetra. Foi médico adjunto do Dr. Nogueira Flores. Foi médico no Hospital Psiquiátrico São Pedro em Porto Alegre (RS). Casou-se em primeiras núpcias com Maria Gomes Parreira (Neta do Conde de Porto Alegre) e tiveram três filhos: Maria, Marta e José Parreira Ferreira da Silva (médico). Em segundas núpcias casou-se com Dora Azevedo Pereira com que teve um filho: Jorge Pereira Ferreira da Silva. Foi homenageado com nome de rua em Porto Alegre (RS), por ter sido um médico humanitário.

Fonte:

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 510.

Informações fornecidas por Nelson Azevedo Ferreira da Silva

 

 

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política