FERREIRA, Francisco Sinke

Natural de Curitiba (PR), 10 de outubro de 1895 - 18 de setembro de 1955, em Curitiba (PR). Filho de Arthur Ferreira e Joaquina Sinke Ferreira. Iniciou seus estudos no curso primário na Escola Republicana (1907) e o secundário no Ginásio Paranaense (1910). Formou-se em Medicina pela Escola Médico Cirúrgica de Porto Alegre (RS), em 1916, defendendo a tese “O problema da ankylostomiase nas minas de Hulha do Rio Grande do Sul”. Durante o curso foi interno do Hospital da Brigada Militar do RS, tendo também recebido o diploma de Farmacêutico. Iniciou sua carreira de médico dos operários das minas carboníferas de Arroio dos Ratos (RS) de 1917 a 1919, atuando na luta contra a Gripe Espanhola. Transferiu-se para Palmas (PR), a convite do Dr. Ribeiro Viana, então médico daquele município. Lá permaneceu de 1919 a 1922. Posteriormente, transferiu-se para Palmeira (PR), por motivo da doença de seu pai, atuou em sua clínica particular e como médico da Prefeitura, até 1934. Foi para Curitiba (PR) e atuou no seu consultório, e exerceu os cargos de médico da Estrada de Ferro e da Saúde Pública. Em 1937 foi nomeado chefe dos serviços médicos do IAPC – Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários. Foi também médico da “São Paulo Companhia Nacional de Seguros de Vida”, tendo ocupado os cargos de Médico Examinador – a partir de 1932 e Médico Revisor – a partir de 1943. Foi eleito em 14 de outubro de 1934, suplente pelo Partido União Republicana Paranaense à representação na Assembléia Constituinte do Estado do Paraná. Foi Membro ativo da Augusta e Loja Simbólica Cardoso Junior nº 661, seu nome consta dos anais daquela Oficina Maçônica, devidamente registrado pelo Museu Maçônico Paranaense. Em Curitiba (PR) foi homenageado com uma rua com o nome “Sinke Ferreira”, localizada no bairro Jardim das Américas. Da mesma forma, a cidade de Palmeira (PR) lhe rendeu tributo ao inaugurar uma rua com o nome “Francisco Sinke Ferreira”, no bairro da Vila Rosa. Casou-se com Maria José Pimpão Ferreira, em 1921 e tiveram os filhos: Athur, Neide e Zeneide.

Almas das Ruas (Cidade de Curitiba), Maria Nicolas, 1º Volume, 969 Revista Atualidades da “São Paulo”, São Paulo Companhia Nacional de Seguros de Vida, Ano XXVIII, nº 327 – setembro de 1.955

Diário do Paraná de 10 de outubro de 1955

Diário do Paraná de 18 de dezembro de 1955

Jornal de Palmeira de setembro de 1955

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política