FERREIRA, Helio Barcellos

Natural de Porto Alegre (RS), 12 de agosto de 1911. Fez seus estudos primários e secundários no Ginásio Anchieta em Porto Alegre (RS). Diplomou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 12 de dez. de 1936. Dedicou-se a clínica geral, especializando-se em medicina desportiva e educação física, sendo graduado pela especialidade pela Escola Nacional de Educação Física e Desportos do Rio de Janeiro. Fez o curso de aperfeiçoamento de eletrocardiografia com o Prof. Pio da Rocha, catedrático de fisiologia aplicada desse mesmo instituto de ensino. Participou do Congresso de Educação Física, realizado em São Paulo, no ano de 1940. Foi Vice Presidente do Centro Acadêmico de Medicina em 1932, exercendo, posteriormente, a presidência interina. Ex-interno de clínica médica propedêutica, de ortopedia e cirurgia infantil, ex-microbiologista auxiliar do D. E. S. e ex-médico escolar deste mesmo departamento. Desempenhou as funções de médico chefe do Departamento Estadual de Educação Física e de professor de fisiologia aplicada dessa organização, sendo, ainda, médico-assistente do Departamento Municipal de Educação (serviço de parques infantis). Fez parte do primeiro corpo clínico do Instituto de cardiologia em Porto Alegre (RS).

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943. p. 484-85.

RODRIGUES, Rubem. Do outro lado do riacho: a história da cardiologia no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora AGE, Vol.1, 2001, p.24

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política