AQUINO, Celso Machado de

Natural de Porto Alegre (RS), 27 de maio de 1912 – 26 de maio de 1982. Filho de Afonso de Aquino e Marieta Machado de Aquino. Estudou no Ginásio Anchieta em Porto Alegre (RS). Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, 1935, com a tese “O PH na tuberculose pulmonar evolutiva e nos tipos morfológicos a ela predispostos e resistentes” Especializou-se em Neurologia. Realizou viagens de estudos ao RJ, Buenos Aires e Montevideo. Foi assistente da 4ª cadeira de clínica médica da Faculdade. Logo passou para a cadeira de Clínica Neurológica em que foi aprovado como livre docente. Assumiu a cátedra e a exerceu de 1940 até 1957. Tornou-se professor titular de Neurologia na UFRGS e Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre, de que foi um dos fundadores. Ocupou muitos cargos na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, onde fundou o Instituto de Neurologia. Foi sócio Fundador da AMRIGS e da Sociedade de Neurologia. Foi presidente destas duas últimas entidades. Foi membro titular do Instituto Sul-Rio-Grandense de História da Medicina. Poliglota, conferencista, deixou muitos trabalhos científicos publicados. É o patrono da cadeira 14 da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, ocupada pelo doutor João Baptista Fernandes. Publicou: “Considerações sobre a chamada epilepsia cardíaca”, Medicina. Hemorragia Cerebral, estudo etiopatogênico, tese para concurso à livre-docência. “Evolução do conceito patogênico da hemorragia cerebral”, Medicina. “Polioneurite anêmica”, Anais da Faculdade de Medicina de P. Alegre, P. Alegre, n. 3, 1942. “A dança como expressão patológica na Idade Média, Medicina e Cirurgia, P. Alegre, v. 9, n. 2, maio/ago. 1947. Casou-se com lvone de Aquino, com quem teve duas filhas: Vera Regina de Aquino Cohen e Susana de Aquino.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.479.

http://academiademedicinars.com.br/cadeiras/celso-machado-aquino/

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política