FINOCCHIO, Marcos

Natural de Santa Teresa di Riva (Itália, província de Messina, ilha de Sicília), 8 de dezembro de 1894. Fez estudos primários e secundários no Liceu Messina (Itália). Diplomou-se em Medicina pela Real Universidade de Messina, defendendo a tese “Tumores Cerebrais”. Especializou-se em Cirurgia e Clínica Geral. Em 1921-1922 na Universidade de Berlim, o curso de aperfeiçoamento do Prof. Burn. Foi assistente de Higiene na Universidade de Messina em 1923, sob a direção do Prof. Guido Volpino, e Diretor do Instituto Pasteur de Messina de 1923 a 1932. Embarcou para o Brasil em 15 de setembro de 1932. Em Porto Alegre (RS) dirigiu-se para Nova Santa Tereza, cidade próxima de Bento Gonçalves (RS), transferindo-se para Gaurama (RS), onde atuou profissionalmente de 1934 a 1947. Também clinicou em José Bonifácio (RS). Publicou: “Sul potere vaccinante del núcleo-proteide nervoso nella rabia”. Membro do Consórcio Provincial Anti-tuberculose de Messina e Oficial Sanitário de Messina. Casou-se com Lucia Hansel Finocchio, com quem teve os filhos: Vicenza, Yolanda, José e Maria Pia.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.511.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política