FLECK, Homero Kroeff

Natural de Taquara (RS), 27 de junho de 1903 - 1955. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 1926. Atuou na Enfermaria Dr. Sarmento Leite em 1926 e na Enfermaria Dr. Protásio Alves em 1930, na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Especializou-se em Cirurgia no RJ e em Urologia em Paris, Berlim e Viena. Foi Professor Catedrático em Urologia na Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Em 1933 auxiliou na instalação do serviço de Urologia que passou a ser oferecido no Pavilhão Pereira Filho, do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, atuando ainda em vários postos da instituição, sendo nomeado Diretor Geral do Serviço Sanitário. Foi Diretor do Pavilhão Daltro Filho, no Serviço Central de Urologia. No Sindicato Médico do RS (Simers) foi Presidente no período entre 1943 a 1945 e posteriormente em 1948 a 1949. Foi Deputado Estadual pelo Representantes Classistas de 1935-1937. Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Urologia, entre outras organizações da especialidade. Foi Diretor da Federação da Agricultura do Estado do RS entre 1935 e 1937. É patrono da Cadeira nº 30 da Academia Sul Rio-grandense de Medicina. Casou-se com Maria de Lourdes Bica de Medeiro (filha do Dr. Alfeu Bica de Medeiros). Deste casamento, nasceram Alfeu, (médico); Gilberto (engenheiro, já falecido) e Maria Luiza (jornalista).

ACHUTTI, Aloyzio Chechella; SOUZA, Blau Fabrício de; GOTTSCHALL, Carlos Antonio Mascia. Cem anos de Formação Médica no Rio Grande do Sul: continuando a formação médica. Porto Alegre: Stampa, 2007.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.511.

http://academiademedicinars.com.br/cadeiras/alfeu-bica-de-medeiros/

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política