FORTIS, Affonso

Natural de Porto Alegre (RS), 22 de novembro de 1922 - 21 de março de 1983, em Porto Alegre (RS). Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1946. Especializou-se em Anestesia em 1946, na Argentina. Tornou-se então um dos primeiros anestesistas de Porto Alegre. Em novembro de 1948 fundou o Serviço Especializado em Anestesia (SEA), na cidade de Porto Alegre. Em 1949 tornou-se oficial médico da Aeronáutica. A partir de 1950 passou a dedicar-se à pesquisa e a fabricação de aparelhos de Anestesia e Oxigenoterapia, tendo em 1956 fundado a empresa Narcosul Aparelhos de Anestesia Ltda, da qual foi Diretor Presidente. Foi a primeira empresa da área no Brasil. Ainda em 1956 organizou um pioneiro Serviço Odontológico para prestação de serviços sob anestesia geral. Em 1957, fez parte da primeira turma que se submeteu ao Concurso, laureou-se com o Título de Especialista em Anestesiologia da S.B.A. (hoje T.S.A.). Neste mesmo ano, exerceu o cargo de Redator da. Revista Brasileira de Anestesiologia. Em 1958 foi eleito Vice Presidente e, em 1959, Presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Em 1967 estruturou e foi o primeiro responsável pelo C.E.T.- SBA do Serviço Especializado em Anestesia de Porto Alegre. Participou em vários cargos de direção da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Porto Alegre, em cujo Hospital exerceu a maior parte de suas atividades profissionais. Foi membro fundador da Regional do Rio Grande do Sul da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, tendo sido por duas vezes Presidente. Foi membro efetivo da Associación Interamericana de pós-graduados da Associación Médica Argentina. Há uma rua no município de Porto Alegre que tem o seu nome “Affonso Fortis” no bairro Vila Nova. A Sociedade de Anestesiologia do RS concede um prêmio denominado "Prêmio Affonso Fortis” pela maior nota obtida na prova nacional para médicos em especialização.

https://www.ufrgs.br/famed/index.php/component/content/article?id=73:decada-de-1940&catid=20:formados-medicina-alunos&Itemid=101

http://www.sargs.org.br/web2012/noticias_det.php?id=604

https://www.bjan-sba.org/article/5f9c9dbb8e6f1a40018b465d/pdf/rba-33-6-485.pdf

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política