CARVALHO DE FREITAS, Francisco

Faleceu em 3 de fevereiro de 1936, em Porto Alegre. Diplomou-se em Farmácia pela Faculdade da Bahia, em 1897. Transferiu-se para seu estado natal, o Rio Grande do Sul, estabeleceu-se na cidade de Porto Alegre, e abriu sua Pharmacia Federal, que foi na época um dos estabelecimentos modelos no gênero. Atuou como secretário na primeira direção da Escola Livre de Farmácia e Química Industrial de Porto Alegre (RS), em 1895 e também ministrou a cadeira de química agrícola. Em 1898, participou da Congregação da Escola Livre de Farmácia e do corpo docente do Curso de Partos para fundar a Faculdade de Medicina e Farmácia de Porto Alegre, e passou a ministrar a cadeira de farmacologia e arte de formular; cadeira de farmacologia, matéria médica e arte de furúnculos do 3º ano médico e, também, as cadeiras de farmacologia galênica no 1º ano de farmacologia Clínica. Casou-se com Maria Amelia Coelho.

 

Correio do Povo, edição de 4 de dezembro de 1936, p. 13.

Revista dos Cursos, ano XXII, 1936, núm. 22, Faculdade de Medicina de Porto Alegre.

http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/iah/pt/verbetes/esclifarqupa.htm

CORSO, Heloisa Velhinho. Faculdade de Farmácia: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1895-1987). Porto Alegre: UFRGS, 1992.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política