FREITAS, Othon de

Natural de Rio Grande (RS), 1902 - 23 de junho de 1973 em Porto Alegre (RS). Fez seus estudos primários e secundários em Rio Grande (RS). Transferiu-se para Porto Alegre (RS) em 1920 a fim de ingressar na Faculdade de Medicina. Em seguida transferiu-se para a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde se diplomou em 1926. Foi médico-interno da Clínica Médica dos Professores Rocha Faria e Clementino Fraga, dos Serviços de Cirurgia do Hospital Pronto Socorro, da Assistência Pública e do Hospital Pró-Mater, do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, entre outros. Posteriormente aceitou o convite para ser assistente da Policlínica de Ginecologia e Obstetrícia do Professor Fernando Magalhães, cargo que exerceu até 1930. Após esta data, retornou à Porto Alegre sendo nomeado assistente da Maternidade Mário Totta, na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Por concurso público ingressou como catedrático da Faculdade de Medicina de Porto Alegre a partir de 1933, na cadeira de Clínica Obstetrícia. Em 1937, ocupou o cargo de Chefe da Clínica desta cadeira até 1946. Através de convite do Departamento Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, lecionou a cadeira Higiene Pré-Natal no Curso de Educação Sanitária a partir de 1938. Foi representante dos docentes junto à Congregação da Faculdade de Medicina e ao Conselho Universitário entre 1933 e 1939; presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia em 1943; membro honorário do Centro de Estudos Antônio Cardoso Fontes do Hospital Sanatório Belém; médico-assistente do Serviço Anti Venéreo das Fronteiras do Ministério da Educação e Saúde, onde organizou este serviço bem como o seu Centro Modelo; irmão benemérito da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, onde realizou inúmeras obras, entre elas o amparo ao recém-nascido e enjeitado. Publicou “Alguns Aspectos da Assistência Maternal” em 1957, no qual focaliza a atenção à mãe que abandona seu filho na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS).

Contribuiu para esta pesquisa Aline Quiroga Neves, bacharel em História pela Furg e especialista em História do Rio Grande do Sul.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.513.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política