GOMES, Fradique Corrêa

Natural de Porto Alegre (RS), nasceu em 7 de junho de 1916, fez os estudos primários e secundários no Ginásio Anchieta, na sua cidade natal, e no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de Porto Alegre, em dezembro de 1939. Defendeu a tese de doutoramento sobre “Etiopatogenia da prenhez ectopica”, aprovada com distinção e grau 10. Especializou-se em Ginecologia, Obstetrícia e Cirurgia, tendo frequentado o Curso de Aperfeiçoamento sobre Fraturas, do Professor Guerra Blessmann e diversos cursos de extensão universitária. Publicou os trabalhos intitulados “Estado atual do tratamento da cervicite”, (tese) “Generalidades Sôbre Fraturas” e “Cistos reincidentes da pele”. Obteve, na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, o "Prêmio de Cirurgia Carlos Wallau”. Desempenhou as funções de internistas do Serviço do Ambulatório de Urologia, do Professor Homero Fleck; do Serviço de Cirurgia de Homens, do Professor Guerra Blessmann; do Serviço Ambulatório de Ginecologia e da Enfermaria de Ginecologia, ambos sob a direção do Professor Martim Gomes. Exerceu a profissão em Porto Alegre, como médico do Ambulatório de Cirurgia de Homens da Santa Casa de Misericórdia da cidade e assistente da Cadeira de Clínica Propedêutica Cirúrgica da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, regida pelo Professor Eliseu Paglioli. Em 1940 e 1941, ocupou o posto de secretário da Sociedade de Cirurgia da capital riograndense.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 516.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política