HEGEDÜS, Júlio

Natural da Hungria (1903 - 1955). Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Viena, em 1929. Especializou-se em Hamburgo (Alemanha). Por convite do Dr. Jacob Kovácz, emigrou em 1931 para o Brasil, se estabelecendo em Bom Princípio (RS). Também exerceu a clínica em Montenegro (RS). Foi médico no Hospital de Conventos por 10 anos e no Hospital São Roque, hoje Bruno Born, de Lajeado (RS), por dois anos e meio, exerceu o cargo de diretor. Foi um dos sócios fundadores da Sociedade de Medicina do Alto Taquari. Faleceu em 19 de fevereiro de 1955, em Porto Alegre (RS).

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.519.

http://abrindobaudoschierholt.blogspot.com/2012/07/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html

PREGER, Claus Michael. Médicos alemães, húngaros e austríacos no Rio Grande do Sul. In: QUEVEDO, Éverton; et al. Museu de História da Medicina - MUHM: um acervo vivo que se faz ponte entre o ontem e o hoje. Porto Alegre: Evangraf, 2016, p. 129.

SCHIERHOLT, José Alfredo. À sombra de plátanos: história da saúde do vale do Taquari. 2ª ed. Lajeado: Evandraf, 1997, p.199.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política