KLIEMANN, Arthur Carlos

Natural de Santa Cruz do Sul (RS), 09 de novembro de 1900 - 28 de fevereiro de 1971, em Santa Cruz do Sul (RS). Filho de João Nicolau Kliemann e Francisca Etges. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1926. Realizou curso de pós-graduação em Berlim (Alemanha). Iniciou sua profissão em Santa Rosa (RS), posteriormente retornando para Santa Cruz do Sul (RS) atuando no Hospital Santa Cruz. Foi um dos médicos que auxiliaram na construção da maternidade do Hospital Santa Cruz, na década de 30. A partir de 1942 entrou em funcionamento a maternidade do qual foi o diretor. Foi Diretor do Hospital Santa Cruz desde 18 de abril de 1940 até 1958. Exerceu a medicina durante 43 anos. Também foi Presidente da Sociedade Aliança Santa Cruz no período 1930/1931, fundador da Gazeta de Santa Cruz, Presidente por muitos anos do Partido Social Democrático (PSD). Há uma rua em Santa Cruz do Sul que tem o nome “Dr. Arthur Kliemann”. Casou com Alda Dahne, tendo 2 filhos: Frederico Arthur Dahne Kliemann, medico Neurologista do Hospital de Clinicas de Porto Alegre e professor da UFRGS e Joaquim Dahne Kliemann, também médicos.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.522.

HOSPITAL SANTA CRUZ, 100 ANOS. Santa Cruz do Sul: Editora Gazeta Santa Cruz, p.21. In: https://issuu.com/ac_hsc/docs/cem-anos-hsc

http://www.camarasantacruz.rs.gov.br/documento/projeto-66-l-1998-23089

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política