KOTLHAR, Mauricio

Nasceu em 1° de Agosto de 1911, em uma pequena aldeia da Ucrânia, chegou ao Brasil em 1913 e foi naturalizado em 1945, de origem judaica. A família veio para o Brasil fugindo da 1° Guerra, que estava próxima do seu estopim, utilizando de facilidades para famílias de judeus saírem da Ucrânia. Chegando em Porto Alegre, se mudaram para o Bom Fim, bairro típico de famílias judias, na Rua Fernandes Vieira, onde o pai montou uma oficina de móveis. Estudou na Escola Técnica Parobé e formou-se em Medicina em 1940, na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, atual UFRGS. Era sobrinho de Henrique Scliar, que também era tio de Moacyr Scliar e teve papel na fundação do Clube de Cultura. Era registrado no Sindicato de Músicos, como saxofonista e pianista, tocando saxofone na Rádio Farroupilha, com o jazz do pianista Paulo Coelho, atuou também na Orquestra de Pedro Ludwig. Não parou de dedicar-se aos estudos de Medicina, mesmo com seu papel de destaque no cenário musical de Porto Alegre. Tocando também em 1939, no Clube de Caçadores, onde manifestou vontade de realizar serviço médico, com o objetivo de instalar um consultório no local e realizar serviço gratuitamente, porém não se sabe se isso ocorreu. Continuou a trabalhar no meio sindical sendo médico do Sindicato dos Alfaiates, onde atendia utilizando os pneumotórax. Faleceu em 2003.

 

AGUIAR, Airan Milititsky. Saudações para um mundo novo : o clube de cultura e o progressismo judaico em Porto Alegre (1950-1970). 2009. 146 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.522. 

GILL, L. A; SCHEER, M. I. Médicos Judeus no Rio Grande do Sul. In: QUEVEDO, Éverton e POMATTI, Angela. (Org.). Museu da História da Medicina – MUHM: um acervo vivo que se faz ponte entre o ontem e o hoje. 1ed. Porto Alegre: Evangraf, 2016, v. 1, p. 172-183.

SIMÕES, Julia da Rosa. Na pauta da lei: trabalho, organização sindical e luta por direitos entre músicos porto-alegrenses (1934-1963). Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política