KOZMA, Miguel

Natural de Budapeste (Hungria), 6 de outubro de 1896 - 4 de maio de 1974, em Passo Fundo (RS). Filho de Jose Kozma e Joanna Benjamin Kozma. Fez seus estudos primários e secundários no Real Ginásio do 7º distrito de Budapeste (Hungria). Diplomou-se em Medicina na Universidade de Budapeste (Hungria). Exerceu as funções de médico militar do Exército Austro-húngaro, no posto de 1º tenente médico, durante a 1ª Guerra Mundial. Seus pais morreram na guerra. Realizou viagens de estudos para Áustria. Emigrou para a Argentina e posteriormente veio para o Brasil residindo em Uruguaiana (RS) e depois em Carazinho (RS) e Passo Fundo (RS), em 1921. Engajou-se voluntariamente na Revolução de 1923, organizou a unidade da Cruz Vermelha na região e participou do Corpo médico. Fixou residência em Passo Fundo (RS), instalou seu gabinete de raio-X e fisioterapia. Foi um dos fundadores da Sociedade Passo-Fundense de Medicina, em 1931. Na Revolução de 1930 e na Constitucionalista de 32 novamente participou do corpo médico da guarnição federal, na época o 3º/ 8º Regimento de Infantaria. Em Buri (SP) assumiu a chefia do Posto de Higiene, por ordem superior. Em São Paulo, assumiu a chefia da Formação Sanitária Regimental. Por seu desempenho, foi incorporado ao Destacamento Tenente-Coronel Marcelino. Em 1934, transferiu-se para Rio Pardo (Mato Grosso). Retornando para Passo Fundo (RS), em 1938. Especializou-se nas áreas de urologia, clínica cirúrgica. Reinstalou seu gabinete de radiologia, em Passo Fundo (RS), juntamente com o Dr. Tenak Wilson Souza. Em 1940 com a transferência do Dr. Tenak Wilson Souza para Porto Alegre (RS), resolveu dedicar-se apenas à radiologia e à fisioterapia. Foi professor da Escola de Enfermagem e Parteira Prática, do Hospital de Caridade de Passo Fundo (RS). Foi presidente do Rotary Club de Passo Fundo, em 1946 e 1947. Há uma clínica radiológica que tem o seu nome. Também há uma rua que tem seu nome “Dr. Miguel Kozma” em Passo Fundo (RS). É patrono da cadeira 28 da Academia Passo-Fundense de Medicina. Casou-se com Eulina Fontoura da Silva Kozma, e tiveram os filhos: Márcia e Miguel Carlos.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.522.

PREGER, Claus Michael. Médicos alemães, húngaros e austríacos no Rio Grande do Sul. In: QUEVEDO, Éverton; et al. Museu de História da Medicina - MUHM: um acervo vivo que se faz ponte entre o ontem e o hoje. Porto Alegre: Evangraf, 2016, p. 133.

https://leismunicipais.com.br/a/rs/p/passo-fundo/lei-ordinaria/1981/195/1948/lei-organica-passo-fundo-rs

LECH, Oslandré; DONADUSSI, Ruy; TARASCONI, Juarez (Org.). Academia Passo-Fundense de Medicina. Passo Fundo: Méritos, 2008, p. 143 - 144.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política