LEIVAS, Francisco de Paula Moreira

Natural de Pelotas (RS), 19 de Janeiro de 1903. Iniciou os estudos no ginásio Gonzaga em Pelotas (RS), bacharelando-se em 1920. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro, em 1927, defendendo a tese “Os sexos e as proporções do recém-nascido". Especializou-se em Clínica Médica e Pediátrica. Iniciou as atividades profissionais em São Gabriel (RS). Fez concurso para o exército em 1927, cursando a Escola de Aplicação do Serviço de Saúde do Exército, sob a direção da Missão Francesa. Foi Capitão Médico do Exército, em serviço no Hospital Militar de São Gabriel. Há uma rua em São Gabriel (RS) que tem o seu nome. Casou-se com Amélia Castro Leivas, de cujo matrimônio tem os seguintes filhos: Carmen Sílvia, Antero, Corina Elisabeth, Zeno, Zelia Maria e Maria Amélia.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.523.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política