LISBÔA Netto, José

Natural de São Gabriel (RS), 23 de julho de 1903. Iniciou seus estudos no colégio Prof. Apeles Porto Alegre, cursando a seguir o Ginásio Nossa Senhora Auxiliadora de Bagé (RS) e, mais tarde, o Ginásio Santa Maria, em Santa Maria (RS) pelo qual veio a bacharelar-se. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro, em 1927, defendendo a tese: "Etiopatogenia dos Vômitos Incoercíveis da Gravidez". Dedicou-se à Clínica Geral. Fez viagens de estudos ao Rio de Janeiro nos anos de 1925, 1927, 1929, 1932, e 1938, frequentando os serviços do professor Vieira Romeiro, Magalhães Gomes, Clóvis Corrêa da Costa, Martinho da Rocha, Ary Miranda, Annes Dias, Álvaro Pontes. No Hospital do Pronto Socorro do Rio de Janeiro, frequentou os serviços do professor Silvio Brauner e no Hospital Gaffrée Guinle frequentou os serviços de Otorrinolaringologia, sob direção do professor Rubens Amarante. Participou do 2º Congresso Panamericano de Tuberculose. Exerceu a profissão em São Gabriel (RS).

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 524-525.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política