LUDWIG, Oswaldo Kessler

Natural de Canoas (RS), 1914 - 2009. Filho de Frederico Ludwig (contador) em Arminda Genuína. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1938. Foi professor de Patologia Geral da Faculdade de Medicina de Porto Alegre e também docente titular de Hematologia na então Faculdade Federal de Ciências Médicas, onde recebeu o título de Professor Emérito e integrou o Conselho Diretor. Atuou como médico hematologista. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e de outras associações médicas. Idealizou o primeiro laboratório central da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Tornou-se ainda o primeiro diretor do laboratório e banco de sangue do Hospital de Clínicas da UFRGS, em Porto Alegre (RS). Participou de estudos de Cibernética, chegando a publicar trabalhos sobre o assunto. Foi ainda fundador dos Laboratórios Especializados Reunidos, onde exerceu Clínica de Hematologia. Ainda organizou o primeiro banco de sangue de Porto Alegre. Fundador do Instituto Sul-Riograndense de História da Medicina, em 1946, e da Associação Gaúcha de História da Medicina, em 2008.

Zero Hora – Ano 46 – Obituário – 30/04/09 – Pág; 54 http://www.oexplorador.com.br/organizou-o-primeiro-banco-de-sangue-de-porto-alegre/

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política